Turismo de Natureza e Cultura em Portugal

Existem em Portugal diversas oportunidades para conciliar o turismo de natureza e cultural. Veja algumas das mais interessantes.

Jardins da Gulbenkian, Lisboa

O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é uma área natural de cerca de 9 hectares situada no coração de Lisboa, entre a praça de Espanha e o “shopping” El Corte Inglés, a que muitos lisboetas nunca fizeram uma visita. Os trilhos do parque, que foi classificado como Monumento Nacional, oferecem o isolamento e o repouso necessários em relação à vida agitada da urbe, tal como o Central Park em Nova Iorque. O jardim é suficientemente grande e provido de recursos aquíferos para que os birdwatchers lisboetas por aqui façam uma paragem. A galinha-d’água, o verdilhão, a toutinegra-de-barrete-preto e a carriça são algumas das aves predominantes. O Museu Calouste Gulbenkian situa-se dentro da área do Jardim.

Comboio Histórico, DouroLisbon-Overview-Cityscape-large

A Linha do Douro corre ao longo das margens do rio e através da região vinhateira de fama mundial, no sopé das suas altas colinas e atravessando diversos túneis ao longo do percurso.

Grande Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras

O percurso pedestre das Linhas de Torres Vedras (constituído como Grande Rota, n.º 30) segue ao longo dos locais onde existiram os fortes e os conjuntos de muralhas com os quais o exército anglo-português impediu o avanço do general Masséna sobre Lisboa, entre 1810 e 1811, no âmbito da Terceira Invasão Francesa. Ao longo do percurso ainda são visíveis algumas das infraestruturas. A rota atravessa caminhos rurais e a soma dos seus diversos percursos totaliza 112 km.

Reserva Natural das Berlengas

A ilha principal do arquipélago situado em frente a Peniche tem uma lotação máxima de 350 pessoas, de modo a preservar a biodiversidade local. Os visitantes podem acampar e fazer praia numa área classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Adicionalmente, os turistas podem visitar o forte de S. João Baptista, construído no século XVII e a que assistiu a diversos cercos e combates até à guerra civil, no século XIX.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *