Rotas Pedestres e Ciclismo em Portugal

Portugal é um excelente país para a prática da caminhada e do ciclismo, tanto pelo seu clima favorável ao longo de todo o ano como pelas paisagens e pelas infraestruturas de que já dispõe para a prática destes desportos. Vejamos algumas das principais rotas para caminhadas e para a prática de bicicleta em Portugal.

Rota Vicentinacycling-659740_960_720

Várias rotas paralelas e complementares permitem conhecer a fundo o litoral alentejano inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, desde Santiago do Cacém até Sagres. Os desportistas podem caminhar (e pedalar) até Porto Covo ou Vila Nova de Milfontes, fazer um desvio para o interior até Odemira ou parar no caminho para surfar as ondas da praia da Arrifana. Não faltam “hostels” nem estabelecimentos de turismo rural ao longo do percurso.

Estrada Atlântica

Ao longo de 62 km, é possível caminhar ou andar de bicicleta, quase sempre junto ao mar, atravessando os concelhos de Pombal, Leiria, Marinha Grande, Alcobaça e Nazaré. Os visitantes descobrem aqui o verdadeiro significado da expressão “Pinhal de Leiria”, compreendendo que se trata de uma extensão e de uma região bem maior do que tecnicamente se considera como pertencente ao “Pinhal”.

Ecopista do Dão

A linha ferroviária do Dão foi desativada, mas o espaço correspondente foi aproveitado para construir uma verdadeira “artéria desportiva” do distrito de Viseu e da Beira Alta. Ao todo, são 49 km entre Santa Comba Dão e Viseu, que podem ser utilizados para treinar a maratona.

Via Algarviana

Trata-se de uma Grande Rota Pedestre (GR13), cujos roteiros chegam aos 300 km de extensão, ligando Alcoutim ao Cabo de S. Vicente. O trajeto evita as praias e circula ao longo da “Serra” e do “Barrocal”, dando a conhecer as aldeias, os usos e costumes do Algarve interior (“profundo”), sempre com vistas formidáveis sobre o litoral. Terá coragem de seguir para norte, pela Rota Vicentina?

Porto Santo

Não se surpreenda por incluirmos Porto Santo neste artigo. A sua praia tem cerca de 9 km de extensão, pelo que constitui, em si mesma, um convite ao passeio pedestre, desde Vila Baleira até à Ponta da Calheta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *