Região Centro de Portugal: Figueira de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo é uma vila, situada no distrito da Guarda, que se constitui como interessante ponto turístico na região de Ribacôa. Além de espaços de alojamento em turismo rural e restaurantes de qualidade, com o melhor da gastronomia regional, os visitantes encontrarão na região vários motivos que valem a visita.

Convento de Santa Maria de Aguiar

A 3 km do centro de Figueira de Castelo Rodrigo, encontra-se aquele que foi um dos mais importantes mosteiros da Ordem de Cister em Portugal, bem como ponto de apoio aos peregrinos de uma das rotas do Caminho de Santiago, que por aqui passava.

Parque Natural do Douro Internacionalmussels-458992_960_720

Parte do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo engloba o Parque Natural do Douro Internacional, uma área ideal para as caminhadas pedestres e para a observação de aves.

Castelo Rodrigo

É impossível falar em Figueira de Castelo Rodrigo e não mencionar a (hoje) aldeia que lhe deu o nome. Castelo Rodrigo faz parte da Rota das Aldeias Históricas, tendo sido vila e sede de concelho até ao século XIX. As suas muralhas, construídas no tempo do Rei D. Dinis, encerram um cenário idílico que transporta os visitantes para a Idade Média.

É na região centro do país que se concentram as Aldeias Históricas, todas elas antigas fortalezas que ajudaram à ocupação e valorização do território em torno da Serra da Estrela e à sua defesa contra os invasores. Quem estiver de férias em Figueira de Castelo Rodrigo pode aproveitar para fazer o roteiro, visitando, entre outras, Sortelha, Linhares da Beira, Trancoso ou Belmonte.

Guarda

Atravesse a serra da Marofa e visite a Guarda, a apenas 60 quilómetros. A “cidade dos 5 F’s” (farta, forte, fria, formosa, fiel) apresenta aos turistas a sua Sé Catedral (uma das mais antigas de Portugal) e o castelo. No caminho, passe por Guilhafonso; lá encontrará o maior castanheiro da Europa, que se estima ter 500 anos e está classificado como Árvore de Interesse Público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *