Se vai passar férias em Figueira de Castelo Rodrigo ou tenciona viajar até esta vila da Beira Alta, certamente quererá saber como estará o tempo. Descubra agora várias formas de obter uma previsão meteorológica para Figueira de Castelo Rodrigo:

Website do IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (anteriormente, Instituto Português de Meteorologia e Geofísica) é o órgão público destinado à investigação científica nesta área e também responsável pela difusão de dados meteorológicos com caráter oficial. Neste sentido, o seu site (www.ipma.pt) é uma fonte a ter sempre em consideração. Lá, é possível obter previsões a longo prazo e detalhadas localmente, ou seja, não apenas direcionadas para uma grande região (como o Norte ou o Sul).

Aplicação meteorológicaRS2639_Hot-web

Se quiser ter a informação sempre atualizada no seu “smartphone”, instale uma “app” dedicada a informações meteorológicas. Deixamos alguns exemplos:

  • Accuweather
  • Windguru
  • Yowindow
  • Tempo em Portugal

Pergunte a um habitante local

Se já estiver em Figueira de Castelo Rodrigo e quiser uma previsão diferente, ou complementar, para os próximos dias, pergunte a um habitante local. Os microclimas são reconhecidos pela ciência como capazes de influenciar consideravelmente o estado do tempo numa determinada região, relativamente ao conjunto da região ou ao país. Condições diversas em termos de humidade, altitude e ventos predominantes podem significar que uma previsão de sol e bom tempo enunciada de forma genérica tenha “nuances” num determinado local.

No caso de Figueira de Castelo Rodrigo, os especialistas reconhecem até que o concelho se encontra numa zona de transição climática, com características da “Terra Quente” e da “Terra Fria” transmontanas, pelo que a vila, bem perto da serra da Marofa, pode ter um tempo um pouco diferente das freguesias mais a norte.

Nesse sentido, procurar alguém que sempre morou em Figueira de Castelo Rodrigo e que está habituado a identificar pequenas tendências atmosféricas poderá ajudá-lo a fazer uma ideia mais aproximada do tempo, por exemplo, na próxima noite (se estiver a pensar em sair para um restaurante) ou nos próximos dias (para fazer uma caminhada e visitar a velha aldeia história de Castelo Rodrigo).