Igreja Matriz de Castelo Rodrigo

A igreja matriz de Castelo Rodrigo é dedicada a Nossa Senhora do Rocamador pelo facto de ter sido fundada pelos frades da confraria do mesmo nome. Rocamadour é um santuário francês, muito ativo e famoso na Idade Média, e também situado numa aldeia sobre um penhasco elevado, o que terá inspirado os frades a instalarem-se nesta vila portuguesa com as mesmas características. Na língua occitana (“langue d’ oc”), falada no sul de França, o nome pronuncia-se “rocamador”, de onde terá derivado a sua forma portuguesa.

Castelo Rodrigo situava-se numa das rotas do Caminho de Santiago, e uma das vocações dos frades foi precisamente prestar assistência aos peregrinos vindos do centro e sul da Península Ibérica e que por aqui passavam.26193834566_592dedabd5_b

Construída no século XIII, a igreja denota traços arquitetónicos de transição entre o romano e o gótico, sendo esteticamente híbrida. Além disso, o templo recebeu obras de remodelação nos séculos XVI e XVII que alteraram a sua fisionomia inicial. O hibridismo manifesta-se também na decoração, sendo possível admirar azulejos de influência arabesca no altar-mor, azulejos clássicos do século XVIII (com a habitual decoração azul e branca) e um teto com pinturas hagiográficas, representando santos da Igreja Católica, também do século XVIII.

A igreja sofreu novamente obras, desta vez não de reformulação mas sim de conservação e restauro, após a integração de Castelo Rodrigo no programa das Aldeias Históricas, lançado pelo Estado português nos anos 90.

Um detalhe curioso é a relativamente pequena altura da torre sineira, ao contrário do que é largamente habitual nas igrejas portuguesas. O facto de Castelo Rodrigo se encontrar no alto de uma colina (estando a vila perfeitamente identificada ao longe, pelas muralhas de D. Dinis e pelo castelo) e também a área intramuros ser relativamente pequena (facilitando a difusão dos som dos sinos) terá levado os construtores a abdicar de construir uma torre mais alta, por simplesmente não ser necessário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *