Guia para Figueira de Castelo Rodrigo
Em plena região do RibaCôa no distrito da Guarda, com traços de história marcantes, toldada de paisagens paradisíacas fica Figueira de Castelo Rodrigo.
O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo tem lindas paisagens, por onde é possível viajar no tempo e encontrar vistas intemporais. Um dos grandes marcos históricos que aqui podemos encontrar é a Torre de Almofala, que em tempos foi um Templo Romano, mais tarde na época medieval acabou por ser usado como torre de vigia.
No topo da colina da aldeia de Castelo Rodrigo erguem-se as muralhas medievais da edificação que dá o nome à aldeia. Embora também aqui se encontrem vestígios que remontam ao Paleolítico, não faltam locais para visitar nesta aldeia medieval, a igreja matriz fundada em 1192, a torre do relógio que originalmente tinha um relógio de martelo com pesos de granito.
Aqui encontra-se também a influência judaica, na Cisterna Medieval utilizada como sinagoga e para banhos litúrgicos, possui dois arcos de entrada um de estilo gótico, e outro de estilo árabe. Após a expulsão dos judeus por parte de D. Manuel I, terá sido reaproveitada como reservatório de água.
A aldeia de Castelo Rodrigo é atravessada pelo Caminho de Santiago, pelo que recebe frequentemente os peregrinos que rumam a Compostela. A Confraria dos Frades de Nossa Senhora de Rocamador, que se dedicava a prestar assistência aos peregrinos fundou no século XIII a Igreja Matriz, que é também um dos pontos atractivos da cidade.
O Padrão da Restauração é um monumento que simboliza a Restauração da Independência, uma vez que este concelho foi palco da Batalha da Salgadela a 7 de Julho de 1664 na freguesia de Mata de Lobos, onde aproveitando o cansaço das tropas espanholas o comandante Pedro Jacques de Magalhães concretizou a retirada das tropas inimigas que deixaram para trás valiosos pertences, incluindo o arquivo do Duque de Ossuna que inclui importantes documentos históricos.
Para recuperar as energias depois de tanto passear, recomenda-se o Borrego da Marofa que é considerado um prato típico da região, mas onde não faltam imensas outras opções.