Figueira de Castelo Rodrigo: Sítios a Visitar

Antes de partir para umas férias em Figueira de Castelo Rodrigo, descubra alguns dos principais pontos de interesse na região:

Castelo Rodrigo

Foi nesta colina, nesta antiga vila e neste castelo que começou a história da região. A vila foi sede de concelho desde o século XIII, assumindo-se como zona de defesa fronteiriça, mas os indícios apontam para que os muçulmanos, os romanos e mesmo povos pré-romanos (pensa-se que a tribo dos Túrdulos) já habitassem aqui. Além das ruínas do castelo e das muralhas em torno da povoação, é possível observar janelas em arte manuelina e um palácio que foi residência de Cristóvão de Moura, um dos principais apoiantes portugueses do partido do rei Filipe II de Espanha, em 1580.

Miradouro da Serra da MarofaSan_Andrés_Island_Colombia

A serra da Marofa eleva-se, no seu ponto mais alto, a quase 1000 metros de altitude, permitindo avistar, com toda a clareza, terras de Espanha, o “cabeço” de Castelo Rodrigo e a planície onde Figueira se desenvolveu.

“Torre das Águias”: Templo Romano

Em Almofala, erguem-se as ruínas conhecidas como “torre das águias” ou “casarão da torre”, o que terá sido um templo romano, presumivelmente do século II d.C. Investigações realizadas no final do século XX despertaram a ideia de que aqui se situasse a cidade de Cobelcorum, capital de “distrito” correspondente à área da antiga tribo dos Cobelcos. Contudo, poucos mais vestígios existem sobre esta cidade. O edifício foi utilizado ao longo da Idade Média, como torre de vigia.

Solar dos Metelos

Em Freixeda do Torrão, ergue-se uma casa apalaçada construída em granito, provavelmente do século XV, acompanhada de uma curiosa torre. O solar foi classificado como imóvel de interesse público nos anos 70, contudo, não é possível visitá-lo no interior, pois é utilizado para habitação.

Museu de Escalhão

Aqui se reúne a etnografia da Beira Alta, com os seus usos e costumes próprios.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *