Figueira de Castelo Rodrigo: Heráldica

O brasão de Figueira de Castelo Rodrigo inclui um leão rampante, de cor vermelha, com oito folhas de figueira. A “coroa” é composta por 4 torres e o listel; a faixa, simulando um estandarte que aparece por baixo do brasão, diz “Vila de Figueira de Castelo Rodrigo”.

A chamada coroa mural, na heráldica portuguesa, simula um castelo ou muralha medieval, em que o número de torres indica a importância da localidade: as aldeias têm 3 torres, as vilas 4 torres e as cidades 5. Este elemento tem origem numa antiga condecoração militar dos Romanos.640px-Castelo_de_Castelo_Rodrigo

O leão foi introduzido como referência ao papel desempenhado por Figueira de Castelo Rodrigo na batalha da Salgadela (ou batalha de Castelo Rodrigo), que decorreu em 1664: um episódio determinante durante os conflitos da Restauração, que rompeu um cerco à antiga vila de Castelo Rodrigo e impediu uma eventual invasão espanhola através da Beira Alta. As folhas de figueira, além de serem uma óbvia ligação ao nome da vila, referem-se também à sua importância agrícola.

Brasão da freguesia

A freguesia detinha em tempos o nome de São Vicente de Figueira e passou a ser sede de concelho em 1836, culminando um processo de desertificação com mais de 100 anos. Com o fim das guerras de independência, a população começou a abandonar as ruas apertadas da vila-fortaleza e veio estabelecer-se na larga planície, mais cómoda. O brasão da freguesia apresenta uma cegonha de prata sobre um escudo verde, com duas figueiras de ouro.

O antigo brasão difamado

Os estudos de heráldica costumam referir um antigo brasão de Castelo Rodrigo (a antiga vila, antes da transferência do concelho para Figueira) como um exemplo raro, em Portugal e no mundo, de brasão “difamado”, pois apresentava as armas de Portugal (o brasão com os 7 castelos e as 5 quinas), mas invertido, de “cabeça para baixo”. Este brasão terá sido atribuído pelo rei D. João I, como castigo pelo facto de a vila ter tomado partido por D. João de Castela durante a crise de 1383-85.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *