A região vinhateira do Alto Douro é um dos mais apaixonantes destinos turísticos de Portugal. As suas paisagens magníficas, com as grandiosas colinas de socalcos onde se cultivam as uvas dos vinhos do Douro e do vinho do Porto, levaram à criação dos cruzeiros turísticos que partem do cais de Gaia.5921601663_90142cb21c_b

As diversas modalidades de cruzeiros combinam provas de vinhos, regressos de comboio e outros detalhes que enriquecem a experiência. Invariável é o almoço a bordo, pois a viagem decorre ao longo de várias horas e não há nada mais agradável do que almoçar tranquilamente a bordo de um navio, enquanto a paisagem deslumbrante do Douro corre, vagarosamente, pelas janelas. Depois de comer, venha até à amurada desfrutar de um pouco de sol e admirar a paisagem mais de perto.

Percurso ao longo do rio

A viagem entre o Porto e o Pinhão pode demorar cerca de 8 a 9 horas. O trajeto implica “vencer” várias barragens, com paragem em Crestuma-Lever, no Carrapatelo e, mais tarde, já a montante da Régua, no Bagaúste e em Valeira. O percurso inclui uma passagem por Entre-os-Rios, onde a estátua de um anjo, claramente visível a partir do barco de cruzeiro, recorda a tragédia que aqui aconteceu, em março de 2001.