Costa de Prata: guia turístico

A Costa de Prata é uma antiga denominação turística portuguesa que, hoje em dia, tem mais importância enquanto marca internacional – especialmente no mercado inglês, onde a ideia de “Silver Coast” é forte – do que propriamente para os portugueses. Os seus limites geográficos são fluidos, mas considera-se, de uma forma geral, que vai desde as praias de Vila Nova de Gaia até Torres Vedras, às portas de Lisboa. As suas principais praias e cidades são as seguintes:

Torreira

Situada entre o oceano e a ria de Aveiro, a Torreira possui um areal enorme e infraestruturas de qualidade. É um bom ponto de partida para conhecer Aveiro e toda a região em torno da ria

Mira

A capela evoca, nos dias de hoje, como era esta localidade piscatória no século XIX e início do século XX, com todas as casas inteiramente construídas em madeira.

Figueira da Fozdownload (7)

Além da praia urbana, a Figueira oferece atrações diversificadas, como o casino ou a serra da Boa Viagem, convidando aos passeios na natureza.

S. Pedro de Moel

Este pequeno “centro urbano” possui uma história rica enquanto destino turístico das elites. O cenário entre o pinhal de Leiria, o mar e a falésia continua a atrair os veraneantes.

Nazaré

Um dos mais antigos pontos turísticos de Portugal, a Nazaré divide as atenções dos visitantes entre a praia, a gastronomia (à base do peixe), o Sítio (onde se pode chegar através do ascensor), a animação noturna, as festas de Carnaval e as de fim de ano. Os mais curiosos quererão subir à Pederneira (onde a Nazaré nasceu, na Idade Média) e ao monte de S. Brás.

Peniche

Tal como na Nazaré, o visitante tem muito por onde escolher. Pode ir até ao Baleal fazer praia, inscrever-se numa escola de surf aí ou em Ferrel, ver o Rip Curl Pro em Supertubos (geralmente em outubro), apanhar o barco até à Berlenga e visitar o forte de Peniche, famosa prisão política do Estado Novo.

Santa Cruz

A “praia de Torres Vedras” lembra o Algarve pelas suas rochas e falésias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *