Coisas para Fazer em Figueira de Castelo Rodrigo

Antes de planear as suas férias em Figueira de Castelo Rodrigo, conheça uma síntese do melhor que poderá fazer e encontrar nesta região.

Visitar Castelo Rodrigochurch-604275_960_720

A aldeia histórica é o verdadeiro “ex-libris” do município. Foi aqui que Figueira foi buscar o seu nome, ao substituir a antiga vila medieval enquanto cabeça de concelho. Os habitantes acharam que viver no cimo do monte, em ruas apertadas entre muralhas, já não era necessário, afastados os perigos de invasões. Porém, os visitantes encantam-se com a robustez dos muros, o aspeto altaneiro do castelo e pormenores intrigantes, como o palácio arruinado de Cristóvão de Moura ou os indícios que os antigos hebreus deixaram nas pedras.

Subir ao alto da Serra da Marofa

Do ponto de maior altitude da serra de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel obtém-se uma magnífica panorâmica sobre toda a região de Ribacoa.

Miradouro do Alto da Sapinha

Este miradouro situa-se bem perto da fronteira de Espanha e da foz do rio Águeda, desaguando no Douro. Alguns visitantes recomendam-no como privilegiado para a prática do “birdwatching”. Os adeptos da conservação de aves poderão ter sorte ao longo de toda a região, uma vez que estamos junto ao Parque Natural do Douro Internacional, que inclui parte do concelho, nomeadamente a freguesia de Escarigo. A albufeira de barragem de Santa Maria de Aguiar é um local muito procurado por aves locais e migratórias, uma prova de que como, por vezes, a mão humana pode trazer benefícios à vida animal.

Reserva da Faia Brava

A Faia Brava é um projeto português inovador e infelizmente pouco divulgado. Trata-se da primeira área natural protegida privada, classificada como tal pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, em 2010. Ocupa uma extensão de cerca de 850 hetares, no vale do Coa, onde os proprietários se comprometeram a zelar pela conservação e pela gestão sustentável da natureza e do meio ambiente. Os visitantes dispõem de vários quilómetros de trilhos pedestres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *