Castelo Rodrigo: Aldeia Histórica no Cimo do Morro

Castelo Rodrigo é uma Aldeia Histórica, situada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, sendo um dos principais pontos turísticos desta região da Beira Alta. Os nomes da aldeia e da sede indicam precisamente que foi que nasceu o concelho, pois a povoação de “Figueira” ainda se identifica como sendo a de “Castelo Rodrigo”, assim se distinguindo de outras (como, por exemplo, da Figueira da Foz). Com efeito, a que é hoje aldeia foi sede de concelho até ao século XIX, quando o município foi transferido para a nova povoação de Figueira.

A transferência foi o culminar de um processo que a História explica com clareza e que hoje se encontra bem expresso nos muros e nas ruas desta lindíssima aldeia. Situada no morro estratégico da serra da Marofa, Castelo Rodrigo era um ponto que permitia controlar a circulação nesta região e proteger os habitantes em caso de invasão. Há intensos vestígios, por todo o concelho, de prévia ocupação pelos romanos, embora na própria aldeia os vestígios sejam principalmente da vila medieval. Castelo Rodrigo mantém a sua cerca protetora de muralhas, bem como o seu castelo, transmitindo aos que a visitam a sensação clara de estarem a fazer uma viagem no tempo.Figueira_de_Castelo_Rodrigo_(16555659649)

Depois do fim das guerras da Restauração, desaparecidos os perigos de invasões pelos espanhóis, as gentes de Castelo Rodrigo começaram gradualmente a abandonar o seu “castro” e a ocupar os terrenos da planície mais abaixo, onde as ruas podiam ser mais largas e não era necessário “escalar” o morro para chegar a casa. Além do castelo e das muralhas, alguns edifícios, como a Igreja Matriz ou a cisterna, provam o quão importante era esta vila ao longo da Idade Média e princípio da Idade Moderna.

Castelo Rodrigo integrou o programa de Aldeias Histórias lançado em 1991 e é uma visita a não perder, tanto pelos estudiosos da História, como por quem simplesmente gosta de imaginar em que condições viviam os nossos antepassados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *